domingo, 19 de dezembro de 2010

O começo da (minha) história.

João 1.1 e 14 - Lucas 2.21-32 – João 3.1-7
            Após o nascimento de Jesus descrito em João, num período de dias descritos pela lei, o primogênito e sua mãe deveriam passar pelo rito da purificação, logo o texto no informa duas purificações na mesma narrativa, o da mãe que após quarenta dias após ter dado a luz teria que se purificar, sendo que, se fosse menina, o tempo seria o dobro, ou seja, oitenta dias para a purificação da mãe e da menina. Já o menino era levado ao oitavo dia para ser circuncidado e depois, levado para a purificação.
            Todo menino primogênito deveria ser apresentado no dia da purificação trinta dias após seu nascimento, por uma quantia em dinheiro equivalente a um quilo de moedas (prata ou ouro) e o sacrifício de um cordeiro para que fosse lembrado o episódio da libertação do Egito, e a finalidade do dinheiro para que o menino fosse resgatado do serviço do templo, pois, quando a criança era apresentada, se não pagassem a quantia, esta criança teria que servir no templo.
            É nesse contexto mostrado, Simeão encontra com o menino e celebra este encontro de forma brilhante orientado pelo Espírito Santo de Deus. Ao realizar este ato Simeão nos ensina algumas coisas muito próprias de homens orientados por Deus, propósitos que podem nos  orientar por toda a vida e estes são:
1 – Conhecer o salvador (soteri)
As palavras de Simeão revelam a universalidade do plano divino de salvação;
  • A palavra salvação (soterion) é empregada referindo a Deus pela primeira vez em Lucas 1.47 e aqui neste texto esta palavra tem o mesmo sentido sendo aplicada a pessoa de Jesus.  Que expressa esta salvação, ou através de quem Deus está a ponto de executá-la
Era raro um judeu afirmar que o Messias traria salvação para toda a humanidade;
  • Messias, na tradição judaica, traria consolo, salvação, paz e libertação somente ao povo escolhido, ou seja, aos judeus; é interessante observar que, Simeão ao cantar esta salvação (soterion) inclui todas as nações, judeus e gentios nesta salvação. Importante frisar de que, mesmo sendo o pensamento judaico exclusivista a respeito da salvação, o Messias era um rei salvador judaico, o Velho Testamento, livro dos judeus, afirma da mesma forma que a canção de Simeão que o Messias viria para salvar todas as nações. Isaias 52.8-10
Ele, Jesus, é salvador universal;
  • Jesus quer dizer "Javé é Salvador"; é a forma grega de "Josué" {#Mt 1.21}.
  • "Cristo" quer dizer "Ungido" em grego;
  • É o mesmo que o termo hebraico MESSIAS {#At 17.3; v. UNGIR}.
  • NAZARENO - Natural ou morador de NAZARÉ {#Mt 2.23}.

RENOVO - REBENTO (o MESSIAS: {#Is 4.2; 11.1; Jr 23.5; 33.15; Zc 6.12}).  Este seria a tradução para o português dos termos nas línguas originais.

Mais nos perguntamos o que faríamos para ser salvos? Importante pergunta que é feita por você, por mim e foi por alguém chamado Nicodemos.
2 – Crer no Salvador - João 3.1-7
Podemos comparar a pessoa de Nicodemos com Simeão: Ambos judeus, Nicodemos fariseu, Simeão Judeu justo e piedoso; Nicodemos foi ter, ou seja, foi encontrar Jesus na noite, na escuridão, Simeão provavelmente foi ao encontro de Jesus com o dia claro; Nicodemos da um título humano a Jesus, Rabi, que quer dizer mestre em hebraico, Simeão ao encontrar Jesus diz que os seus olhos estão vendo a salvação prometida.
Poderíamos comparar muitas outras coisas, mas, precisamos enfocar três VERDADES, dentre muitos deste texto, que trará sentido a está comparação, e são elas: 
O renascimento espiritual e tão necessário para o processo de regeneração como para entrar no Reino de Deus;
  • Nascer de novo é princípio;
  • Simeão ao ver o pequeno Jesus, O Cristo, O Messias, O Renovo, instantaneamente é renovado, avivado, e entende que a salvação que ele a tanto esperava está ali na frente dele; enquanto Nicodemos, que da mesma forma tinha Jesus, O Cristo, O Messias, O Renovo, prefere o chamar de Rabí. 
A verdadeira REGENERAÇÃO não é conseguida com nossas tentativas de viver uma vida de piedade; quando nos arrependemos e confiamos nossas vidas a Jesus recebemos perdão e a verdadeira REGENERAÇÃO.
  • O texto no confere a informação de que Simeão era justo e piedoso, características de um verdadeiro cristão, porém, ele mesmo nos diz que precisamos crer na salvação divina através da pessoa de Jesus O Cristo, O Messias, O Renovo.
  • O se arrepender e crer em Jesus te faz nascer de novo, nasce do fogo purificador, limpo, justificado, e tem agora a sua fonte no rio de vida, que tem água para saciar a sua sede eternamente.
A verdade revelada pela pessoa de Jesus, mesmo ainda bebê, nos retrata toda a sua trajetória de salvação em favor dos homens. Apesar de ser Deus encarnado como João nos descreve, foi reconhecido como ser humano, um bebê que era esperado por gerações e gerações, uma criança esperada por gerações e gerações e um homem esperado por gerações e gerações, mas, que foi rejeitado pelos seus e o seus não o quiseram, e ele cumpre sua missão, e este Deus/homem ou Homem/Deus quer te encontrar como assim aconteceu com Simeão, deseja que falemos assim como o seu servo no passado, hoje os meus olhos encontram salvação! Tornou-se ser humano, habitou entre nós, Jesus fez tudo  por amor de muitos, por amor a mim por amor a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.