sábado, 21 de maio de 2011

Exegese de Mateus 9.9-13 - Parte 2

2) Comparação de versões         
     9  Jai diabaimym o Igsour ejeihem eidem amhqypom jahglemom eir to tekymiom, Lathaiom kecolemom, jai kecei pqor automû Ajokouhei loi. Jai sgjyheir gjokouhgsem autom.  10  Jai emy ejahgto eir tgm tqapefam em tg oijia, idou, pokkoi tekymai jai alaqtykoi ekhomter sumejahgmto leta tou Igsou jai tym lahgtym autou.  11  Jai idomter oi Vaqisaioi eipom pqor tour lahgtar autouû Dia ti o Didasjakor sar tqycei leta tym tekymym jai alaqtykym;  12  O de Igsour ajousar eipe pqor autourû Dem ewousi wqeiam iatqou oi uciaimomter, akk' oi paswomter.       13  Upacete de jai lahete ti eimai, Ekeom heky jai ouwi husiam. Dioti dem gkhom dia ma jakesy dijaiour akka alaqtykour eir letamoiam. (MGREEKU)

   
 9 Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. 10  E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. 11  Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12  Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 13  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. (RA)

     9  E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.   10  E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. 11  E os fariseus, vendo isso, disseram aos seus discípulos:  Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? 12  Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas sim, os doentes. 13  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício. Porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento. (RC)

     9 Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:  —Venha comigo. Mateus se levantou e foi com ele. 10 Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. 11 Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: —Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama? 12  Jesus ouviu a pergunta e respondeu: —Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons. (NTLH)

     9 Jesus saiu dali e, no caminho, viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse: —Venha comigo. Mateus se levantou e foi com ele. 10 Mais tarde, enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e outras pessoas de má fama chegaram e sentaram-se à mesa com Jesus e os seus discípulos. 11 Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: —Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama? 12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: —Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13 Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons. (NVI)

3) Versão Própria
         Jesus chama Mateus para segui-Lo e da testemunho de sua missão junto as pessoas.
4) Contexto imediato ou remoto
         O contexto imediato se refere a cura de pessoas que precisavam ser alcançados pelo poder de Jesus. Os textos imediatamente acima, começando no capítulo oito até o final do capitulo nove Jesus realiza curas de vários tipos de pessoas. 
         Como o intuito de Mateus e mostrar em partes bem definidas a peregrinação do mestre, este trecho demonstra o ministério de Jesus no momento em que demonstra o seu poder.
5) Forma literária
            Ensino, advertência e testemunho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.