segunda-feira, 6 de junho de 2011

esboço de sermão Mateus 6.9-14

Texto: Mateus 6.9-14
Tema: Os discípulos pendem pra que Jesus os ensinem a orar. Jesus mostra como eles devem fazer caracterizado Deus como Pai, merecedor de adoração e sustentador dos seres humanos.
Título: Minha Adoração é a submissão a Deus.
Objetivo geral: orar também é adorar a Deus
Objetivo específico: Demonstrar que a vida cristã fundamentada na oração uma forma de adoração em que modificará a vida relacional do servo para com Deus e com isso o testemunho de uma vida cristã profunda com o Pai.
Tese: Ao fundamentarmos a vida cristã na oração, sabendo que temos um Deus que nos trata como filho e que esta intimidade é que Deus deseja, temos a certeza de que teremos nossas necessidades atendidas.
Introdução:
Argumentos:
1.    Ser santos como Deus é Santo.
·         A santidade de Deus, incutida na pessoa de Jesus, deve ser nosso padrão e referência.
·         Ser santo, algo difícil, porém transformador.
·         Ser santo te faz uma pessoa de milagres.

2.    Somos Reino de Deus aqui na terra.
·         Existem dois Reinos de Deus: O que Ele governa no céu. Nesse sentido de um Rei Soberano e criador de todas as coisas. Sl 113.5
·         O segundo reino, não por importância e sim por questões de ensino, temos o Reino de Deus aqui na terra, iniciado por Jesus (Mt 4.23 – 9.35), continuado por nós (Cl 4.10-12) e consumado por Ele no final (1 Co 15.50-58)

3.    Devemos depender em todo tempo.
·         evpiou,sion Palavra extremamente rara no NT. Pode ter o significado de diariamente, necessário para a existência, para o seguir dos dias, para o futuro.
·         Partido deste entendimento profundo percebe-se três sentidos para a frase “pão nosso de cada dia.” 1) Visão sacramental – pão comunitário que representa o corpo de Cristo; 2) o pão simboliza o vida no reino da era vindoura ao lado de Cristo de modo que a petição do v10 é uma continuação do seu Reino; 3) A visão de sustento entende a petição como uma simples procura pela provisão Divina com relação as nossa necessidades físicas diárias. Provavelmente o significado mais próximo do que Jesus quis exprimir, e elucidação dos versículos 19-34. (Pr 30.8)

4.    Perdão é a virtude divina que deve fazer parte de nós.
·         Vejo um ensino muito coerente por parte de Jesus, um ensino crescente até chegar ao ápice: PERDOAR. Princípio irrevogável para uma vida de adoração submissa em relação à submissão na adoração por nossa parte.
·         Estamos tanto sob a obrigação de fazer restituição (pedido de perdão) de nossos pecados a Deus, mas ao mesmo tempo não somos capazes de faze-lô.
·         Porém precisamos perdoar porque fomos perdoados. Mc 11.25-26
·         Ser submisso requer renuncia de valores humanos. Ao abrirmos mão destes valores e colocamos os valores de Deus como fundamento de nossas vidas, nós conseguiremos alcançar o nível de adoração tão desejado em nossos corações.

Conclusão
            Ter uma vida de submissão na adoração requer uma vida de adoração submissa. A renuncia de nossos valores nos permite reconhecer que nada somos sem Jesus. Paulo nos afirma que o amor de Deus nos constrange, logo da mesma forma a santidade de Deus nos constrange sermos santos como ele O é, uma vida de santidade nos leva a ser Reino de Deus aqui na terra, dependentes da providência Divina e servos perdoados e perdoadores para horra e gloria de nosso senhor e salvador Cristo Jesus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.