quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Todos somos capazes de amar.
1ª João 4.
“O verdadeiro amor é aquele que reparte” Sócrates, filósofo grego.
                Nós temos durante toda a vida realizado muitas coisas que podem ser chamadas de atitudes amorosas. Temos ajudado os necessitados, temos amados os nossos amigos, familiares, lugares favoritos e muitas outras coisas. O que significa realmente a palavra amor na sua vida.
            Em suma, amor significa um sentimento por algo ou alguém que é muito importante para o que ama e o que é amado é tomado de atitudes inimagináveis de cuidado, preocupação e realizações a favor dele. No entanto, existem outros significados para a mesma palavra, pois existem diferentes “amores” que podemos retratar como por exemplo o amor “Eros” que é de onde se tira a palavra erótico, ou seja, o amor que é levado para o desejo sexual dos seres humanos; o amor “storge”afeição natural, como um desconhecido é tratado numa fila de banco ou em uma espera para ser atendido pelo médico; o amor “phileo” que é o sentimento direcionado a nossos amigos; por fim o amor “ágape” que é o sentimento que tem a capacidade de amar incondicionalmente, altruísta, sacrificial. Este último é o que a bíblia retrata como o amor de Deus por nós.   
            Qual amor temos sentido em nossa vida? Quais amores temos realizado em nossa vida? Para se ter alguma coisa é necessário obtê-lo na fonte. Se precisamos comprar carne vamos ao açougue; se queremos roupa vamos a loja de roupa e assim se sucede nossa vida. Se queremos desfrutar deste sentimento tão importante em nossa vida e realizarmos atos de amor verdadeiro, devemos buscá-lo na fonte. Mas qual é a fonte?
1.      Deus é a fonte deste amor verdadeiro.
A carta de João nos afirma que este Deus maravilhoso é a fonte deste amor que tem a capacidade de repartir, mas só se pode repartir aquilo que se tem em quantidade de se repartir. Se uma pessoa possui somente uma peça de roupa para se vestir ela nuca poderá vestir duas pessoas. Só podemos repartir o amor de Deus se experimentarmos, sentirmos e entendermos este amor. Quando leio a palavra fonte entendo um lugar que não se esgota o que jorra. Um grande rio começa de uma pequena nascente, uma pequena fonte, através do caminho e compartilhando de outras pequenas fontes podem construir um grande rio. Uma nascente nunca jorra água contaminada, sua água sempre é cristalina e saudável.
Ao observar esses dois princípios sobre uma fonte de água como exemplo, podemos então nos referir a fonte deste amor, que é Deus, como uma fonte inesgotável que jorra amor puro e que nos fará bem, pois é um amor saudável.         
Muitas famílias têm sido atacadas pela falta de amor ou por um amor contaminado e doente. Como disse no primeiro estudo, o mundo pós-moderno tem inundado as famílias com um amor falso e doentio, um amor interesseiro e perverso fazendo uma enchente que leva a morte. Nuca se viu na história humana tantos casamentos sendo acabados por falta de amor; nunca se viu antes na história tanta violência entre familiares e a resposta para isso é simples e clara, estamos buscando na fonte errada.
Precisamos redirecionar a nossa busca. Não se busca família saudável criando um ambiente de aparente estabilidade usando dinheiro, casa bonita, boa educação, lindas roupas, equipamentos eletrônicos dos melhores. Cria-se um ambiente saudável na família repartindo o que se tem de melhor. O que temos de melhor em nossas famílias? Temos dado aos nossos familiares o que eles pedem o que eles necessitam?
2.      Esse amor é um sentimento mais também se reflete em ações.
O amor não pode ser somente sentido, ele precisa ser realizado. Apenas dizer que se ama e não demonstrar em ações esse amor nós estamos agindo como hipócritas. Alguns se enganam quando pensam que o agir do amor é apenas a efetuação de ações sociais, como distribuição de alimentos, roupas, atendimentos gratuitos e etc. A amor agindo também realiza tais feitos. O amor em ação também perdoa. Coloca os que se havia perdido no lugar de início novamente. O perdão é uma virtude deste amor verdadeiro. Este resultado deve ser desenvolvido em nossa vida. Perdão é uma reconstrução do que se perdeu.
Quando nos sentimos magoados, feridos, desprezados, angustiados perdemos confiança, domínio de nossa calma, irritação com quem nos magoou. Passamos a nem querer ver quem nos machucou. Este procedimento é humano e concerne a realidade.
Mesmo quando perdoamos encontramos dificuldade de refazermos o que se perdeu. Perdemos confiança, perdemos a disposição de ligar pra pessoa, mandar uma carta, um email. Todos sentimos isso. Como disse anteriormente, o perdão é um caminho de reconstrução e em reconstrução. O que foi perdido deve ser achado e concertado. (Mateus 18.21-35)
3.      Todos somos capazes de amar.
O amor verdadeiro nunca se acaba, pois a fonte dele, Deus, é inesgotável. Porém o amor “eros” acaba. O amor “storge” acaba. O amor “phileo” acaba. O que devemos então pensar e realizar para que o amor que gera o desejo de um esposo por uma esposa não se acabe; que o ser humano não se matem por nada; que nossos amigos que se foram possam retornar? Banharmos nossos “amores” com o amor verdadeiro (ágape), o amor de Deus.
Todas as famílias têm problemas. Todos têm problemas. O que devemos ser enquanto pessoas de Deus, é regar a nossa vida constantemente com o amor ágape que Deus tem nos dado.
“Deus repreende a quem ama” Atos 17.11. Os filhos devem entender que os pais não os repreendem por falta de amor, é exatamente o contrário. Pais precisam saber que repreender não é falta de amor. Precisamos nos posicionar sempre na direção bíblica e realizar o que ela manda. Sempre podemos melhorar e devemos começar experimentando, sentido e entendendo o amor de Deus e aplicá-lo em nossa vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.