quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O exercício da humildade.
Filipenses 2.12-16
                “No livro man’s search for meaning, Victor Frankl escreveu: A ultima das autonomias humanas é a capacidade de escolher qual atitude tomar diante das circunstâncias “Poder para mudar sua vida, pg. 14. 2012.
            Quando iniciamos algo devemos realizar não somente o começo, mas, toda a trajetória a ser desenvolvida. Este caminho que começou em mim e atinge os que me cercam precisa ser continuado ao longo do tempo. Como posso dar continuidade? Deixando ser tocado por Deus e as pessoas que o cercam.
            Deus utiliza maneira bem concreta de realizar sua vontade. O apóstolo Paulo usa o termo efetuar. Efetuar nos dá a ideia de realizar algo que alguém já começou e é exatamente isso que acontece quando iniciamos mudanças em nossa vida. E os métodos que Deus usa para nos transformar são o uso de sua palavra, oração e seu Espírito Santo.           
1.      Deus usa a sua palavra poderosa.
      A Bíblia é a palavra de Deus revelada aos homens. Sendo a palavra de Deus, podemos então usá-la de forma a estar sendo ensinados pelo próprio Deus e com isso conhecer a sua vontade. Porém para se conhecer a palavra, a vontade, os desejos de alguém é necessário conhecer o que está pessoa está dizendo. Um grande problema enfrentado por muitos é que querem ser transformados, mais não querem efetuar a sua parte na mudança.
      Quanto tempo temos dedicado a conhecer a vontade de Deus escrita? Hoje temos um procura muito grande por grandes pastores, líderes famosos, “gurus espirituais”. A busca do conhecimento do Senhor e algo imprescindível em nossa vida. A quantidade e qualidade do meu conhecimento vão dizer o quanto posso efetuar em mim a mudança necessária a respeito de algo em minha vida. Usando um exemplo bem simples podemos enxergar muito bem essa situação. A esposa pede ao esposo que troque o botijão de gás, pois ele havia acabado. O porquê ela pede que o esposo troque? Porque a quantidade e qualidade de seu conhecimento, força, capacidade de atuação é inferior a do esposo, então ele, o esposo irá trocar o botijão de gás. Comparando este exemplo com nossa vida espiritual qual a resposta que encontramos? Dependemos dos outros pra tudo ou devemos começar a crescer de forma a podermos entender e realizar as coisas por nós mesmos? Certamente em algumas situações é bom ter ajuda, mas, precisamos caminhar também nos esforçando, efetuando o que Deus quer fazer em nós.
      Conhecer a palavra, saber seu propósito, suas funções é conhecer em quantidade e qualidade o autor destas palavras.
2.      Deus utiliza a oração.
Em um relacionamento não é de costume apenas um falar enquanto o outro fica calado. Aliás, conversas foram feitas para que haja trocas, interesses, visões diferentes, afirmação de pontos de vista. Isto é exatamente o princípio que Deus utiliza em seu relacionamento com os homens. Q pergunta a ser feita é exatamente a que se fez a respeito do interesse pela palavra de Deus, quanto tempo e com que qualidade temos dedicado a nossa vida em oração?
Certamente a efetuação da transformação de Deus em nossa vida será muito mais eficiente se nos dedicarmos a conversar com Ele com o coração aberto. “O mundo não é movido pelas perguntas e sim pela busca de respostas” assim dizia uma propaganda do Senai. Quando nossa vida se encontra em “encruzilhadas de duvidas” precisamos nos dispor a encontrar respostas para elas. Nossa vida depende de crescimento, de busca por conhecimento, de realizar grandes coisas. Deus quer efetuar em nossa vida grandes coisas. As ferramentas para o crescimento Deus tem nos dado, precisamos agora deixar de apenas conhecer e passar a usá-las com frequência.
3.      Deus usa seu Espírito Santo.
Cada ser humano tem seu espírito. Segundo a palavra de Deus, soprado pelo próprio Deus em nós. Este espírito é comum a todos os seres humanos. No entanto quando o Espírito Santo de Deus toca o nosso espírito humano iniciamos em nossa vida um processo de transformação incrível, pois passamos a ser ensinados diretamente por Deus. Como dito anteriormente, este ensino passa normalmente pelo conhecimento da palavra e pela oração e estes dois métodos aliados à ação espiritual de Deus em nossa vida alavanca de forma tremenda nossa transformação.                       

Ser transformado não significa apenas ser tirado de uma condição e ter passado por outra, mas usar cada momento como se tornar alguém melhor. Cada passo dado em nossa vida de ser feito com toda diligência e certeza. O texto bíblico enfatiza a não reclamarmos do que está acontecendo. A passarmos por este período com a certeza de o melhor de Deus pra nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.