quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Inicio com este post o estudo sobre mudanças que podem ocorrer em nossa família a partir do uso da palavra e sendo usados pelo Espírito Santo. Que Deus te abençoe.
Começando por mim e minha família.
2º Samuel 12.1-13; 2º Samuel 12. 24-25; Romanos 12.1-2
                “Não permitam que o mundo ao redor os force a se encaixar em seus moldes, mas deixem Deus os recriarem de maneira que seu temperamento seja completamente transformado. Assim vocês demonstrarão que a vontade divina é boa, aceitável e perfeita” Poder para mudar sua vida, pg. 14. 2012.
            Viver este tempo tem se mostrado muito difícil. A pós-modernidade tem nos imposto alguns novos paradigmas que estão torcendo nossos princípios e valores de forma muito abrupta. Como viver neste tempo em meio a tantas diferenças? Uma pluralidade que nos deixa temerosos. Com essas influências nossas famílias estão sofrendo mutações que não conseguimos por muitas vezes entender e acompanhar, o que fazer diante disso? Veremos que precisamos usar o poder transformador do Senhor para que possamos sobreviver a este tempo tão caótico e hostil.
            O nosso ponto de partida será realizar a mudança em nós para que através de nós possamos inundar nossa família e consequentemente o mundo com o poder transformador de Deus. Mas o que nos atrapalha mudar? Como essa mudança acontece? Quando isso começa e leva muito tempo?
1.      O que nos atrapalha a mudar?
O que começa a nos atrapalhar a iniciar uma mudança em nossa vida é exatamente a palavra MUDANÇA. Temos arrepios, calafrios, pesadelos ao nos depararmos com essa situação. Porém ao observarmos a vida percebemos que estamos em constante mudança e adaptação as novas realidades e circunstâncias e por isso, precisamos sempre estar refletindo e realizando mudanças em nossas vidas.
Neste tempo de inúmeras informações que recebemos diariamente, nossa mente e espírito são tocados com muita constância e rapidez. Assistimos, ouvimos, pesquisamos e nos interessamos por diversos assuntos e isso influência nossa vida de uma forma total. O que temos feito com tudo isso que temos recebido em nossa vida tem feito com que nos tornemos as pessoas que somos hoje e o que somos determina o que somos dentro de nossa família. Essas nuanças de personalidades, desejos, capacidades, intenções fazem parte de nossa família e podem fazer com que entremos em conflito.
Mudar é algo necessário sempre. Quanto mais flexível nós somos mais difícil será perdemos o controle. Quando falo de flexibilidade não falo de falta de princípios e padrões, e sim de uma análise profundo de tudo o que somos diante das situações que vivemos. Certamente que um tem maior dificuldade de mudança do que outros, no entanto a flexibilidade me permite adequação as determinadas situações para que se possa caminhar em serenidade e paz em meu círculo de relacionamento.
Mudar é sempre eficaz. Mudar pra melhor nos faz melhores seres humanos. Cada situação que enfrentamos é uma oportunidade de melhora. Pessoas que se irrita com facilidade precisa flexibilizar para começar a tardar sua ira. Alguém que se fecha diante a uma nova perspectiva precisa se flexibilizar para poder alcançar novos voos.
Não se engesse diante a vida. Mude para poder influenciar seus relacionamentos
 Como essa mudança acontece em nossas vidas?
Processo. O que essa palavra te diz? O dicionário Michaelis nos diz que processo é: (lat. processu) 1. Ato de proceder ou de andar. 2. Sucessão sistemática de mudanças numa direção definida. 3. Concatenação ou sucessão de fenômenos. 4. Seguimento, decurso.
Processo pode ser entendido como caminho a ser seguindo em direção a um foco que está previamente definido. O melhor de tudo é que Deus usa este caminho para nos ajustar a sua vontade. Deus ama nos ensinar usando as circunstâncias da vida para nos mudar e nos fazer crescer.
Quando nos permitimos deixar ser mudados pelo Senhor certamente encontraremos significativas motivações para efetuar em nós essas mudanças. Quando encontramos problemas em nossos relacionamentos familiares devemos atentar para a possibilidade do crescimento. Esse momento em particular pode ser o início de uma grande jornada rumo ao que temos desejado em nossos corações. Reafirmo aqui que: Deus usa o processo, que pode ser doloroso, para nos tornar melhores. Não deixe que esse momento, essa circunstância passe despercebido, sem usá-la como meio de crescer. Exemplos têm muitos. Olhe pra si mesmo e veja quanto é necessário mudar, ser flexível, ser ensinado por Deus no processo]
 Quando, onde, quanto tempo?
          Ao se encontrar diante de momentos difíceis nos fazemos muitas perguntas para tentar entender o que está acontecendo. QUANDO isso começa parece que as realidades que vivemos se colocam como algozes de nossa vida. QUANDO um filho se rebela conta os pais; QUANDO o chefe de família perde o emprego; QUANDO uma doença mortal aparece em alguém que amamos; O QUANDO é o inicio do processo. O ONDE define o lugar. Minha família, meus amigos, meu trabalho, minhas relações. O QUANTO TEMPO se refere ao tempo que o processo se dará.
Interessante observar as pessoas que procrastinam sua vida e passam a viver infelizes. Cada momento deve ser vivido como novas oportunidades. Crescer sendo ensinados pelo Deus supremo nos dá a segurança de estar sendo seguros pela potente mão do Senhor. Não se engane, mesmo diante deste turbilhão de coisas, Deus lhe dará novos dias, dias melhores, dias de paz.
Não se desespere se começou agora, ou ontem há um mês, um ano; se é na sua família, seu trabalho, sua faculdade, sua escola, seu relacionamento amoroso; se tem muitos dias, muitos meses ou até anos, com Cristo nos direcionando certamente dias melhores virão. Profundas transformações serão marcadas em seu caráter, em sua família.  COMEÇANDO POR MIM, isso que vamos aprender daqui em diante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.