terça-feira, 2 de novembro de 2010

A diversidade da comunhão. Ministrado no retiro de adolescentes da SIB de Tanguá - The diversity of the communion. teenager at the second congress of the Baptist church Tanguá

2cor 13.13 e 1ª João
Introduzo minha fala dizendo que o tipo de comunhão proposta se refere à comunhão entre cristãos e redimidos por Cristo, por isso um princípio se torna claro e evidente, esta comunhão tão desejada é dado pela pessoa do Espírito Santo, 2cor 13.13, e a partir deste texto relacionaremos toda a comunhão apelo Espírito, que tem a função de nos lembrar dos ensinamentos que Jesus.
Portanto analisaremos toda a carta de 1ª João, pois ela fala do começo ao fim de comunhão.
Informo o que é comunhão e diferença segundo o dicionário:
·         Comunhão (koinwnia koinonia) - participação em comum, com mais de uma pessoa.
·         Diferença – semelhante à diversidade, multiplicidade, relação de comparação entre objetos ou pessoas.
A condição para termo comunhão mesmo em diversidades de atitudes e pensamentos são as seguintes:
1 – Mesma Visão
Para possuirmos a mesma visão precisamos ter um padrão 1ª João 1.7
·         Quem é o nosso padrão? O nosso padrão é Jesus, e se estamos com ele estamos na luz que Ele é!
·         E se o nosso padrão é Jesus precisamos estar sem pecado, ou em constante confissão e arrependimento dos pecados que cometemos. Se estivermos em comunhão verdadeira com Jesus e nossos irmãos, nós temos vida para pregar o evangelho (corporeificação - Paulo Freire) 1ª João 2.1-2.
·         Enxergar igual: este é o fundamento que nos leva a verdadeira comunhão uns com os outros e principalmente com Deus. Jesus é nosso advogado diante de Deus e o Espírito Santo e nossa agente de comunhão em meio à diversidade.
2 – Mesma direção 1ª João 2.3-27; 1ª João 3.3-24.
            Quando temos a mesma direção, nós além da mesma visão temos um caminho correto a seguir e isso nos proporciona:
·         Imitar ao Senhor da Luz. Quem é o senhor da Luz? Jesus! Devemos em todo tempo imitar ao mestre, e com isso naturalmente demonstramos a verdade (1ª João 2.4), que não é apenas o conhecimento correto, mas verdadeira demonstração do amor de Deus; e a verdadeira demonstração do amor de Deus faz com que nos tornemos puros (1ª João 3.3) diante de Deus e dos homens com quem temos comunhão ou não!
·         Aperfeiçoamento no Senhor da Luz, ir pelo caminho que é Jesus, gera em nós melhores atitudes e tomadas de decisões (1ª João 2.5), realizações do amor de Deus na Prática; Esta realização do amor na pratica nos fazer proceder em justiça e amor fraternal (1ª João 3.7 e 11)
·         Separação, este é o modo no qual nos devemos andar, (1ª João 2.15-17). Perceba que a separação do mundo não e ficarmos alienados e não praticarmos as ações dignas daquelas que são salvos em Cristo, mas sim não praticar o que o mundo pratica e como podemos ter a certeza de que andaremos em comunhão com Cristo? Através do Espírito Santo que nos ensina as atitudes de Jesus! E por agirmos em separação as praticas do mundo podemos ter uma certeza, de que nossas orações serão atendidas pelo pai, (1ª 3.22-24). Quando nós estamos verdadeiramente em comunhão com Deus, seu santo Espírito nos usa poderosamente para realizar seus propósitos em nossa vida.
 3 – Mesmos Propósitos 1ª João 5.1-21
            Ter Jesus como padrão em tudo nos leva a mesma visão; mesma direção, Jesus é que nos leva no caminho de Luz e para isso devemos imitá-lo para proceder igual a Ele e, com isso nos purificar, nos aperfeiçoar Nele, para que possamos agir com justiça e amor para com os nossos irmãos e estarmos separados do modo que o mundo vive, para que nossas orações sejam atendidas.
            Mesmo propósito nos leva a conquista de uma vida cristã sadia e vitoriosa, portanto sabemos que:
·         Amor pelos irmãos (v.1) – Santo Agostinho nos diz que ame a Deus e as outras coisas serão fáceis, amar a Deus nos leva amar os filhos de Deus.
·         Vitória sobre o mundo (v.4,5) – Vencemos o maligno usando tudo o que o Espírito Santo nos dá de dons e talentos para pregar a salvação em Jesus Cristo, Deus quer te usar e a comunhão com ele e com seus irmãos, mesmo que métodos, jeitos, temperamentos, vida profissional, conhecimentos de toda sorte, o propósito da igreja de Jesus que somos nós e salvar os perdidos1
·         Autenticação na minha vida do Espírito Santo (v. 6-8) – Jesus testifica de você diante do pai, porque por meio dele fomos feitos filhos de Deus, e o Espírito testifica o propósito de Deus pra sua vida e isto nos credencia a ter vida em abundancia na presença de Deus!
·         Está abundancia é a vida eterna com A trindade (v.13) – O porquê da Trindade está no versículo oito deste capitulo, e a vida eterna porque cremos que Jesus é filho de Deus E somos selados pelo Espírito da Verdade! Aleluia
Concluo alertando que comunhão em meio a diversidade nos ajuda a proclamar o evangelho de Cristo de forma muito mais eficaz, mas devemos sempre ter a mesma visão, direção e propósito, onde seremos usados poderosamente pelo Espírito Santo e faremos uma revolução santa neste mundo perdido em suas maldades e desgraças. Seja uma pessoa agente no reino de Deus.
 Que Deus nos abençoe. Amém
Seminarista Bruno Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.