segunda-feira, 14 de março de 2011

Sou diferente e daí: uma vida segundo os padrões de Cristo! - I'm different and there: a life by the standards of Christ!

Efésios 4.17 – 5.2

            A bíblia na foi escrita com divisões de capítulos e versículos, logo sendo efésios uma epístola, ele e escrita de forma que é um texto corrido como escrevemos uma carta ou um email. Por isso o texto deve ser lido de forma completa, toda a epístola esta inserida dentro de um contexto geral, dividido por assuntos.
É preciso esclarecer que o texto de efésios 5.1 e 2 tem seu início no capítulo 4.17, portanto para se obter m entendimento claro e conciso deste “imitar a Deus como filhos amados” deve ser iniciado bem antes deste texto; também se deve perceber que o texto não termina no 5.2, o texto  continua em todo capítulo 5 até o versículo 21 tratando do modelo de se viver uma nova vida em Cristo.  
Provavelmente as pessoas em que a carta foi endereçada não estavam vivendo de modo digno de serem chamados cristãos, apesar de serem muito elogiados por Paulo na introdução da carta no capítulo 1, no entanto muitas advertências são feitas e uma destas advertências esta dentro do que se sugere ser diferente dos padrões do mundo, ser diferente destes padrões nos leva a busca de uma vida em santidade e justiça em nosso procedimento, e por isso entende-se que o ser humano que está revestido de Cristo pelo selo do E. Santo deve viver da seguinte forma ou formas descritas a seguir:                       

O novo homem renovado — v.23
Características do homem natural (carnal):
·         Primeira característica: "andam... na vaidade do seu sentido (mente)" — v. 17.
·         Segunda característica: "andam... com o entendimento obscuro" — v. 18.
·         Terceira característica: "andam... separados da vida de Deus" v. 18.
·         Quarta característica: "havendo perdido todo o sentimento" — v. 19.
·         Quinta característica: "se entregaram à dissolução" — v. 19

O novo homem é renovado quando: (2 Co 5.17 – nova criatura).
·         Aprende de Cristo v. 20
ü  O discípulo de Cristo aprende dEle e se submete aos seus ensinos. O discípulo é aquele que recebe de seu mestre e faz exatamente o que aprendeu dele; anda nas pisadas do Mestre; Envolve uma experiência pessoal e definida. Diz respeito a uma mudança radical gerada pela transformação efetuada na obra expiatória da cruz.
·         Ouve de Cristo v. 21
ü  Ele pode nos ensinar de várias maneiras a sua doutrina, mas destaquemos pelo menos duas delas. Ele pode nos ensinar através da leitura e estudo sistemático da sua Palavra, com o auxílio da oração. Com sua presença real em nosso interior, seremos guiados a compreender a sua Palavra. Em segundo lugar, Ele pode nos ensinar através das pessoas que usa para apresentar a sua Palavra.
·         Assimila a verdade de Cristo v. 21
ü  A verdade de Cristo não é meramente um conceito filosófico acerca de Cristo, mas é a expressão do seu caráter, daquilo que Ele é em si mesmo. Ele é em si mesmo o Deus que se fez homem e decidiu dar-se em pecador por nós para que fossemos libertos do julgo do pecado.



O novo homem revestido — v. 24
Se renovar o "novo homem" implica em mantê-lo restaurado e jovem espiritualmente, revestir o "novo homem" diz respeito a um novo modo de ser.
·         (re)criado
ü  Esse "novo homem" é recriado com as roupagens de vida espiritual.
·         Segundo Deus
ü  A primeira resposta — "segundo Deus" — indica que ninguém, nem instituição humana alguma poderá fazer um "novo homem", só Deus. O "novo homem" só existe segundo Deus, nunca segundo a religião, ou a educação ou o que quer seja.
·         Em justiça e verdadeira santidade
ü  Todos os moldes antigos do "velho homem" foram anulados para o novo molde espiritual. Assim como o "velho homem" é despido, também o "novo homem" é vestido de novo, não mais com as vestes velhas, mas com vestes novas; A palavra "justiça" diz respeito à retidão, que é própria de Deus; A santidade é própria de Deus e indica a separação entre Ele e o pecado.

O novo homem vivendo — vv. 25 - 5.2
·         Benignos - bondosos, útil, amoroso, gentil
·         Misericordiosos - misericordioso significa ser compassivo, ter o coração terno para compreender as fraquezas, e perdoar.
·          Perdoando-vos uns aos outros - Quem não sabe pedir perdão jamais saberá perdoar. O perdão anula as diferenças e alivia as tensões. Cristo foi o maior exemplo de perdoador. Devemos imitá-lo. O "velho homem" tem dificuldade de perdoar porque as inclinações da carne são contra as inclinações do espírito. Mas o "novo homem" é espiritual e sabe perdoar. A força desse texto está na declaração de que "Deus nos perdoou em Cristo"

O novo ser humano que vive uma nova vida em Cristo sente-se livre de angustias, maldade, perversão e de uma vida distante da presença de Deus. Quando se entende que este tipo de vida não leva o ser humano a um lugar de felicidade eterna, os sentimentos descritos acima tomam conta de corpo alma e espírito. Sinta-se  convencido pelo Espírito Santo convencido que este tipo de vida não agrada a Deus, viva uma vida de bondade, misericórdia e perdão de Deus em sua vida, agindo da mesma forma para com seus semelhantes, quer convertidos ou não.

Um comentário:

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.