quinta-feira, 24 de março de 2011

Até a Legião Urbana as vezes fala o que é bom!

“Não posso nem tentar me divertir. O tempo todo eu tenho que estudar. Fico só pensando se eu vou conseguir. Passar nesse tal de vestibular.”
(Trecho da música “Química”, do Renato Russo)

            A vida do adolescente é normalmente muito agitada por tudo o que está acontecendo em sua volta e consigo mesmo. Seus pais aumentam a pressão de vigilância pelo medo, à escola muda completamente, pois tarefas se tornam mais difíceis e o grau de dificuldade de relacionamentos é alterado.
            As mudanças de corpo e comportamento, relacionamento com os meninos, no caso das meninas, e com as meninas,no caso dos meninos, fica de alguma forma mais interessante e desafiadora. Atualmente a questão do homossexualismo também invade adolescência de forma brutal e violenta. A mídia coloca este tipo de relação como natural e sempre de boa impressão; normalmente casais homo são felizes e bem sucedidos financeiramente e emocionalmente, enquanto casais hetero continuam a eterna briga de separação e fornicação bem caracterizados por casos de amores proibidos e traições aonde vêem os próprios pais torcendo para que a amante ou o amante fique com o "objeto" tão desejado.
            Escolhas são feitas por pessoas que ainda não sabem direito o que querem fazer com o restante de sua vida profissional, e certamente pressionado por pais que querem que o filho faça o que eles desejam para realizarem-se; que o rapaz ou a moça se tornem algo que os pais não puderam ser. p
            A escola mostra X opções que pode ser multiplicadas por Y especializações que geram uma gama de oportunidade quase que infinita de possibilidades profissionais, onde normalmente leva os jovens a um nível de estresse nunca antes enfrentado por eles. Hoje os cursos técnicos tem feito com que muito cedo, por volta dos 13 a 16 anos já se encaminhem para uma carreira profissional prematura, por suas escolhas, de certa forma inconseqüentes diante do mundo que se apresenta.
            Os próprios adolescentes se pressionam por quererem se firmarem como pessoas adultas, dignas de poderem tomar suas decisões sozinhos e sem influências. Porém essas Influências por mais que descartadas ainda existem. Por muitas vezes agem de forma equivocada, diante da situação vivida pelos adolescentes contemporâneos. A projeção financeira tem acabado com carreiras maravilhosas de jovens que poderiam desempenhar outras funções, por vezes menos rentáveis, porém, muitas mais satisfatórias emocionalmente. Carros luxuosos, relógios caríssimos, casas gigantes são normalmente os projetos a serem alcançados. Nada de errado em se desejar isso, porém por muitas vezes temos homens e mulheres estabilizados financeiramente e arruinados em suas famílias, saúde, relacionamentos social e espiritual.
            Os valores verdadeiros precisam urgentemente serem resgatados. Pessoas têm sido destruídas por não saber se comportarem, por exemplo, em um termino de namoro, por serem emocionalmente ainda dependentes dos pais, amigos e até mesmo de algum tipo de droga. Atentar para esta mudança pode ajudar as famílias a serem menos afetadas por um pós-modernidade desenfreada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.