terça-feira, 5 de julho de 2016

O Deus que surpreende



João 7.53 a 8.11
         Estando em Jerusalém, Jesus usava o monte das Oliveiras como lugar para se retirar da movimentada atuação dele com o povo. Pela manhã bem cedo ele estava ensinado no templo, mas  a aula foi interrompida pela chegada dos escribas e fariseus, os quais conduziam uma mulher apanhada em adultério. Enfurecidos por causa do sucesso de Jesus e frustrados por sua incapacidade de se livrarem dEle, esses líderes aproveitaram a oportunidade para embaraçá-lO diante do povo. Embaraçar também a mulher, colocando-a no meio.
            Fazendo Jesus lembrar a exigência de se apedrejar o autor de tal ofensa (Dt. 22:23, 24), estes líderes quiseram saber qual o veredicto dele sobre o assunto. Eles o fizeram, tentando-o por meio de um dilema. Se Ele apoiasse a Lei, a qual aparentemente não estava sendo rigorosamente aplicada em tais casos, daria a impressão de não ter coração, além de decidir a morte de alguém sem o consentimento do governador, que O colocaria numa posição de insurgente e poderia ser morto por isso. Se advogasse a misericórdia, poderia ser proclamado como sendo demasiadamente clemente quanto à aplicação da Lei.
            Com esta atitude Jesus me faz pensar sobre como temos agido diante das circunstâncias de nossa vida e como temos analisado a vida como um todo. A quem Jesus queria confrontar com estas atitudes e palavras? Quem são os oprimidos? Porque Jesus é 0 Deus que nos surpreende?
1.    Jesus sempre está a favor do oprimido.
·         Estamos diante de uma cena tórrida de um ser humano sendo acusado de seus pecados cometidos e descobertos. A situação desta mulher é insustentável, ela foi pega no ato do adultério, não teria defesa, sua sentença era a morte.
·         É claro a posição desta mulher estar sendo oprimida. Seus pecados a oprimem e a delatam perante toda a sociedade ali presente, lembrando que Jesus estava ensinando no templo, num período de festa e conseqüentemente muitas pessoas estavam ali, e esta cena deve ter chamado muito a atenção dos que por ali passavam.
·         Jesus porém toma uma atitude inusitada! Ele se abaixa e começa a escrever na areia. Jesus surpreende a todos! Ele está sendo indagado como um mestre que atitude tomar diante de um grande problema pecaminoso de uma mulher pega em flagrante, sem qualquer possibilidade de defesa. Ele, simplesmente, se agacha e escreve.
·         A sua atitude provocou ainda mais a ira, aumenta-se o ardil da vontade dos fariseus e escribas sobre o real motivo daquele momento, estes homens da lei queriam pegar a Jesus, ou como um homem que desrespeita Moisés  ou como um mestre que desrespeita a lei romana de somente o governador determinar a morte de alguém.
·         Por isso afirmo que Jesus ao agachar-se,  demonstra para todos que ele não está apenas do lado da mulher, oprimida pelo seu ato de adultério, mas ele demonstra claramente que o coração destes homens, fariseus e escribas, estão oprimidos pelo desejo de matarem a Jesus, usando de uma armadilha sobre a lei. Jesus mostra que tanto a mulher como os homens foram traídos pelo seus desejos.


2.    O seres humanos são os oprimidos.
·         Jesus afirma esta nossa descoberta com a celebre e simples frase: " Aquele dentre vós que  não tem pecado que atire a primeira pedra" Posso ainda afirmar que, dentro da construção desta frase, Jesus propõe que, aquele que não tem o mesmo tipo de pecado. Jesus está falando para homens que oprimem as pessoas e cometem as mesmas coisas.
·         Somos todos pecadores, cometemos os mesmos tipos de pecados, temos vivido uma vida parcial, pela metade, somos os oprimidos que Jesus, O Deus que nos surpreende quer livrar. Jesus mostra com esta atitude que quer julgar a causa de todos os oprimidos! A princípio olhamos apenas para a mulher como alguém que está sendo destruída pelo pecado, mas nos enganamos com isso, Jesus olha toda a circunstância, Ele olha todos a sua volta, Jesus está olhando para nós agora.
·         É melhor que nosso pecado nos envergonhe do que nos destrua, e seja apresentado diante de nós para nossa acusação do que para nossa condenação.

3.    Se somos oprimidos pelo pecado, não temos direito a pedra.
·         Observe que é comum que aqueles que se auto justificam com seus próprios pecados sejam severos com os pecados de outras pessoas.
·         Não podemos nos deixar levar pela "qualidade" do pecado dos outros. Somos todos iguais, não é porque o pecado é de ordem sexual, ou moral, ou de escolhas para a vida que vão ser descritos como maiores ou menores, Jesus sabe do nosso coração, e isso faz com que percamos aquilo que pode estar escondendo nosso erro.
·         A pedra é uma metáfora para o que quer ser o que julga. Os que estavam com a pedra queriam julgar uma situação que não eram habilitados para isso, na realidade, eram pecadores do mesmo pecado, adúlteros, mas também escarnecedores.
·         Após Jesus apontar para dentro de cada um, e colocando o pecado de cada revelado, a atitude dos homens não eram as que Jesus gostaria que acontecesse. Por que após a saída de todos os homens que estavam a acusar a mulher, Jesus se dirige a mulher com uma pergunta muito interessante: "Mulher onde estão seus acusadores?" está pergunta me sugere a asseveração importantíssima do texto. JESUS ESTÁ AO MEU FAVOR!

4.    Jesus está ao meu favor.
·         "Mulher onde estão seus acusadores?"  Jesus expressa aqui que ele mesmo não acusava a mulher por sua escolha errada. Jesus além do coração humano conhece a lei judaica, o Mestre identificou que o que os homens falavam não tinham apoio irrestrito da lei. Deut 22.23-25.
·         Quando não estamos com o desejo de acusar, temos uma facilidade maior de liberarmos o perdão. Jesus não pré julgou, ele manteve sua posição de conciliador dos homens para com Deus.
·         "Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais" Expressão de perdão e libertação. Jesus afirma que ele não encontra mais contra esta mulher acusação, mas como? Por afirmar que não condena a mulher, significa não existir mas pecado, ela foi perdoada, livre, liberta, está curada!
·         " vai e não peques mais" não pode ser entendido como alguém que nunca mais vai pecar, isto é impossível. Como Jesus pediu que atirasse o que não tinha o mesmo pecado que está mulher, Jesus está dizendo a está mulher para não cometer o mesmo tipo de pecado outras vezes.
·         O que é necessário que Cristo modifique em sua vida hoje para que você vá, surpreendido pelo amor de Deus em Jesus e não peques mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.