sexta-feira, 28 de setembro de 2012

"Lei da Influência": liderar pelo exemplo

"A verdadeira medida da liderança é a influência - nada mais nada menos". Maxwell
Liderar por influencia é a medida certa da liderança por tornar a tarefa a ser realizada, ser executada pela participação dos voluntários, e esta é a forma em que se concentra a maior parte do serviço realizada na igreja, pois os voluntários não devem ser obrigados a realizar o que está programado, deve ser feito por estar motivado a cumprir sua tarefa.

Ao se estudar a vida de Calebe e Josué, vemos que "o impacto da liderança aumenta de acordo com o aumento da influência". A história de ambos comprovam isso. Quando mandados espiar a terra prometida, foram os únicos a relatarem coisas boas, enquanto os outros relatam somente obstáculos para a conquista. Pensando de forma fria, seria melhor ir pelo relatório positivo dado por Calebe e Josué, no entanto, o povo escolhe seguir ao outros espias, demonstrando que por mais que Calebe e Josué fossem lideres de suas tribos, pois eram príncipes de Israel (Nm 13.2), a influência ainda não era tão grande como pensavam.

Baseados nisso se pode analisar a natureza da liderança, que são dividas em:

  1. "Liderar é influenciar" Maxwell: liderar é influenciar as pessoas a fazer o que deve ser feito
  2. "Os lideres não possuem influencia em todas as áreas" Maxwell  Apesar de lideres tribais, a influencia de Calebe e Josué não passava além de sua tribo.
  3. "Nossa influência é tanto positiva quanto negativa" Maxwell  O povo escutou dois relatórios dos espias, um para que eles desistissem (Nm 14) e outro para que eles marchassem para conquista; escolheram recuar.
  4. "Líderes fiéis usam sua influencia para adicionar valor" Maxwell  Não se pode usar a liderança para vantagem própria.
  5. "Com a influência vem a responsabilidade" Maxwell  A liderança gera responsabilidade por influenciar uma geração ao sucesso ou ao fracasso.
"Influênciar é uma escolha"  Maxwell, mesmo diante dos obstáculos precisamos continuar a nossa jornada, pois por mais que Josué e Calebe tenha sido inicialmente vencidos, no final do processo eles se tornaram grandes lideres por continuarem perseverantes a promessa de Deus.

Mais "quando um líder tem pouco influência, pouca coisa pode ser realizada" Maxwell, e está foi a realidade inicial da liderança de Josué, ele tinha pouca influencia, logo, o povo não o seguiu, e isto pode ser apontado pelos seguintes fatores externos: o povo esqueceu o passado, tudo quanto Deus tinha feito ao retirar o povo da terra do Egito tinha sido esquecido; o povo estava acomodado com o que eles estavam vivendo no presente, assim desobedecendo a Deus; o povo temia o futuro, tinham medo de conquistar, pois "quanto maior o desafio, maior o medo", e nesta hora o líder precisa ter uma grande influência para levar o povo adiante.

Mais "quando o líder tem muita influência, muita coisa pode ser alcançada" Maxwell, e isto foi o que aconteceu depois de 40 anos de deserto. Deus rejeitou toda uma geração pela falta de obediência e fé, e abençoou Calebe e Josué exatamente por terem obedecido e ter fé em Deus. Josué se tornou um líder com uma influência gigante por ser um homem correto, temente a Deus e baseado na promessa de Deus.
As bases para uma liderança com grande influência devem estar no relacionamento com Deus através da oração, na obediência, na fé, compromisso e companheirismo. E este companheirismo fez com que aprendesse grandes lições com Moisés, que passa sua autoridade de líder de uma nação para Josué.

E ao se tornar líder de um povo, Josué passa a a ensinar a povo que ele influenciava sua família ao ponto de dizer que ele e sua casa serviam ao Senhor e que a povo podia caminhar contra a vontade de Deus mais ele e sua família não iriam fazer isso. Pois "quando um líder coloca sua família em primeiro lugar, as gerações futuras serão abençoadas" Maxwell.

"Um líder de excelência tem influência sobre sua família maior do que influencia sobre os seu liderados" isto foi o que Josué demonstrou com sua atitude de servir a Deus em qualquer circunstância.
"Independente do que os outros tenham feito, o líder não deve seguir a multidão " (Js 24.19-20)
"A liderança deve ser baseada na fé" Josué teve uma vida de Oração, obediência e Fé.

O que precisamos fazer para aumentarmos nossa influência na liderança em que exercemos? Devemos ter um relacionamento profundo com Deus, obedece-Lo em qualquer momento e ser líderes de Fé.



Bibliografia

21 leis irrefutáveis de liderança - Jonh C. Maxwell, Ed. Thomas Nelson Brasil
21 minutos de poder na vida de um líder - Jonh C. Maxwell, Ed. Thomas Nelson Brasil
Biblia de Genebra - SBB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Deus te Abençoe.